23 novembro, 2007

COMPARAÇÕES – Parte II


Mas voltemos à atividade física. Hoje se tem brinquedos eletrônicos de toda espécie e a baixo custo. É video-game, armas eletrônicas, skite, jogos eletrônicos, casas especializadas chamadas lan house e tantos atrativos. Jogos de contrabandistas contra policiais, simulações de roubo, estupro, assalto, seqüestro, assassinatos, corridas com as várias modalidades, aulas de boxe, capoeira, arrombamentos de casa, direção perigosa e uma infinidade de lições práticas para o convívio social de hoje e de amanhã, talvez.
Tempos passados a criança confeccionava seus próprios brinquedos. Normalmente era o aproveitamento daquela lata vazia de goiabada que se confeccionava com muito gosto aquele carrinho onde se pregava a lata ao cabo de uma vassoura e engendrava-se barbantes para simular o freio. Confecção de roletas com uma roda de madeira um cartucho de fuzil, pregos e números arrancados de um calendário antigo, artigos que davam trabalho de serem adquiridos.
Na atualidade quem dispõe de uma família rentosa, freqüenta academias, toma massagem, ingeri vitaminas, tomam "bombas", tudo para se manter em boa forma.
Na época atual aos três quatro anos a criança já namora, tem um relacionamento aberto com os pais e se lhes perguntarem de onde vêm os bebês eles dirão que gerados no útero materno serão expelidos através da vagina.
As crianças de outrora, na mesma idade, responderiam que as crianças ao nascer eram trazidas pelas cegonhas, pássaros parecidos com os urubus (aves) embora sua penugem seja branca. A propósito dessa ingenuidade, lembro-me agora de um fato que aconteceu em uma determinada época do passado em uma determinada escola:
" Certa vez uma escola pública receberia a visita de inspeção de um renomado professor que ocupava o cargo de Inspetor Federal das Escolas Primárias.
Os funcionários andavam a todo vapor preparando o estabelecimento de ensino para receber ilustre Inspetor e primar pela boa apresentação de sua Escola o que refletiria no bom desempenho de suas funções.
O Inspetor -professor era bastante rigoroso e imprevisível e de repente, de surpresa, tendo antecipado o dia da sua visita inspecional, apareceu de repente na escola e dirigiu-se, sem avisar aos professores, a uma das salas de aula. Ao adentrar o recinto foi recebido, involuntariamente, por uma "chuva" de bolinhas de papel que as crianças (alunos) atiravam uns nos outros.
A balbúrdia era completa, tinha criança até em cima do birô da professora que diga-se de passagem, estava ausente. O velho e experiente Inspetor ficou observando as crianças que absortas nas suas brincadeiras só depois de algum tempo perceberam a presença carrancuda do nosso inspecionante.
Sentaram-se todas mas ainda continuavam tensas, eufóricas e inquietas. Só uma criança parecia não compartilhar com aquela bagunça o que chamou a atenção do nosso inspetor. Ele , o inspetor, dirigiu o olhar à criança e indagou-lhe o nome. Meu nome é Pêdo, mas me chamam de Pedinho.
O inspetor lhe perguntou: onde está sua professora ? Pedinho respondeu: foi ao cagador. O inspetor sentiu um calor subindo da bunda pro pescoço com tamanha resposta mas entendeu que a culpa não era da criança e perguntou-lhe mais uma vez: o que ela foi fazer no banheiro ? Respondeu Pedinho: cagá , ôxe "
O inspetor ficou horrorizado com a última expressão usada por Pedinho e na reunião com a cúpula da escola mencionou o fato ocorrido e criticou duramente a falta de objetividade no ensino daquela dita conceituada escola.
Após a retirada do professor-inspetor ou inspetor-professor a direção tomou várias providências entre as quais direcionar os alunos para a preparação de uma nova e possível abordagem daquela natureza. Dito e feito.
No semestre seguinte lá vem de novo o nosso inspetor. Só que dessa vez o trabalho profícuo e laborioso de todo corpo docente havia preparado de maneira mais adequada os alunos. Diariamente um professor entrava na sala de aula simulando ser o inspetor perguntava aos alunos: onde está a professora ? E eles aprenderam a responder: foi ao toalhete. E perguntava: O que ela foi fazer ? Todos respondiam uníssono: foi atender a uma necessidade fisiológica.
Como da vez anterior, o mestre ladino que só ele, antecipou ,a visita e chegando sorrateiramente na maior surpresa admirou-se ou melhorar dizendo ficou perplexo com o que viu. As crianças todas sentadas, bem comportadas e para denegrir um pouco o quadro, a professora, mais uma vez, estava ausente. Ele ficou muito contente, mesmo com a ausência da professora, afinal suas exigências de certo modo estavam sendo cumpridas ao pé da letra.
Ele olhou para o final da sala, lá na última carteira, cabeça grande, olhos esbugalhados, nariz escorrendo, ar de espanto, aquele menino amarelinho, magro e logo, logo, o inspetor lembrou-se da outra vez que havia estado ali naquela sala e lembrou-se do menino e de seu nome e perguntou-lhe: Pedinho, Cadê a professora. E Pedinho respondeu: Ela foi ao toalhete. O mestre perguntou; o que ela foi fazer no toalhete ? respondeu: foi atender a uma necessidade fisiológica. O mestre, todo contente, muito bem, muito bem. Ela vai demorar Pedrinho? E o garoto, dentro da mais pura ingenuidade: acho que não, pois ela já saiu daqui peidando.
Por esse tipo de exemplo é que vemos o quanto a criança de outrora apresentava-se com uma certa ingenuidade no trato diário com as pessoas e no seu próprio desenvolvimento moral, intelectual, físico, etc.

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